O Enxoval. (O que eu realmente usei)


Oi Pessoal,tudo bem?
Bom hoje eu vou falar sobre o enxoval da Laura,Afinal qual mulher que ao saber de uma gravidez já não começa a sonhar com o bebe usando aquelas roupinhas fofas?!Pois é,ai é que começam os problemas,a gente encontra lista gigantes de produtos que eles dizem ser "essenciais",quando eu estava gravida pesquisava muito a respeito de enxovais,eram listas e mais listas de produtos e eu ficava perdida,como pode uma pessoa que nem nasceu direito precisa de tantas coisas?

Então resolvi contar pra vocês um pouco de como foi a minha experiência na compra do enxoval da minha filhota.


Algumas coisas precisam ser esclarecidas principalmente para as mamães de primeira viagem:
  • Gente bebê também sente calor,inclusive se for aquecido demais o bebê pode sofrer da síndrome da morte súbita.
  • Como você deve saber se seu bebê esta com frio ou não?coloque a mão no peito dele(a),as mãozinhas e os pezinhos estão muito afastados do corpo e perdem calor rapidamente,então se o pimpolho esta com os pezinhos gelados ao invés de colocar mais 2 peças de roupas nele,coloque um par de meias.
  • Os bebês devem usar em dias normais(de temperatura amena),uma camada de roupa a mais do que você,uma camada leve.
  • Bebês se sujam  muito,já cheguei a trocar 5 vezes a roupa da laura no mesmo dia,tenha sempre reservas.
O que mais pesava era o orçamento,queria coisas bonitas para a minha pequena,mas eu estava afastada do trabalho por ser uma gravidez de risco e ainda não estava recebendo pela previdência,então eu sempre procura saber sobre locais que vendessem produtos de bom material e por preços mais em conta.
Acabei com o tempo fazendo a minha própria lista e comprando as coisas da minha forma,e no meu ritmo,eu vou colocar pra vocês aqui a lista dos itens de um enxoval completo com meus comentários do que eu usei e o que foi desnecessário.


- 1 berço
- 1 cesta toalete ou cesta farmácia [Não tenho,nem sinto falta]
- 1 carrinho [Tenho e uso MUITO]
- 1 colchão
- 1 protetor de colchão
- 1 jogo de protetores laterais do berço [O uso não é recomendado pelos médicos,já que as laterais vazadas do berço servem pra você ver o se bebe,e com essa proteção o bebe pode sufocar.]
- 4 jogos de lençol de berço [Comprei 3 e acho que foi pouco]
- 1 edredom  [A laura nasceu no calor então ela quase não usou nenhum cobertor,mas mesmo assim ela tinha 4]
- 2 cobertores para berço [Depende da época que o bebe vai nascer]
- 1 móbile [A Laura ganhou e adora,mas eu não ia comprar]
- 1 segura bebê [Eu comprei e ainda não usei]
- 3 cobertas para enrolar (ou mantas)[Depende da época que o bebe vai nascer]
- 1 babá eletrônica (eventualmente)[Não comprei por que a minha casa é pequena]
- 1 cômoda [Necessária,acho bem melhor do que um guarda roupa]
- 1 abajur ou luminária de mesa [Senti falta de uma luz noturna,por que a Laura morre de medo do escuro]
- 1 trocador de comoda ou mesa [Não usei]
- 1 tapete anti-derrapante [Não comprei]
- 4 toalhas de banho com capuz [Comprei 5 e acho que foram suficientes,por que nem sempre dá pra lavar roupa então é sempre bom ter mais uma reserva.]
- 10 fraldinhas de boca [Muito útil,a minha mãe fez umas 7,e não são suficientes]
- 2 jogos de lençol de carrinho [Desnecessário]
- 6 cueiros [Comprei 2,mas ela não usa]
- 2 travesseiros anti sufocante [Não comprei *uso de travesseiros não é recomendado para bebes* ]
- 1 travesseiro anti refluxo [Ela tem mas não usa,esse tipo de travesseiro vai embaixo do colchão do bebe,porém o uso é recomendado para bebes que sofrem de refluxo e opcional para os demais bebes,cá entre nós o seu bebe não vai engasgar com o próprio vomito se dormindo de barriga pra cima,automaticamente nesta posição o rosto do bebe cai pro lado,inclusive essa posição previne a Síndrome da Morte Súbita]
- 1 sacola para carregar as coisas do bebê [Bolsa de bebe normal,eu comprei uma com tema infantil e na loja  não abri pra ver como era,hoje me arrependo e quase não uso,já que ela "abre demais" e todo mundo consegue ver tudo o que está dentro]
- 1 trocador portátil [Necessário,mas na maioria das bolsas de bebe já vem um]
- 1 frasqueira de mão [Não comprei,pra levar na maternidade usei uma necessaire]
- 1 mala para a maternidade [Usei uma bolsa de viagem,comum e deu MUITO certo]
- 1 porta fraldas [Não tenho,não sinto falta]
- 1 mosquiteiro [Ganhei e é muito usado]
- 1 almofada para amamentar [Não tive tempo de comprar,e senti muita falta,minhas costas doíam muito pra amamentar,e um travesseiro comum  não sanou a minha necessidade]
- 1 porta bebê (saco para bebê) [Útil se o seu bebe nascer no frio]
- 1 sling ou canguru [Senti falta de um Sling ,não sou a favor de canguru .(depois faço um post explicando um pouco sobre isso)]

- 1 lixeira com tampa [Muito necessária,fralda suja,cheira bem mal]

- 1 tesoura de cortar unha de bebês [Tenho um kit de tesoura,cortador e lixa,até hoje só usei a tesoura]
- 1 pinça [Pra que mesmo?!]
- 1 termômetro digital [MUITO necessário,eu achava toda hora que a laura estava doente,também mãe inexperiente,então usei muito,é sempre bom ter desde o começo,caso você desconfie de uma febre]
- 1 termômetro para banheira [Ganhei,mas usei somente nas primeiras 2 semanas,um truque para substituir é,coloque o cotovelo na água para testar a temperatura]
- 1 banheira 
- Fraldas descartáveis [Milhares delas]
1 aspirador nasal [Comprei por que a Laura estava respirando estranho,mas ele não ajudou muito a limpar a via nasal dela,quando ela nasceu não precisava,eu limpava o narizinho com um cotonete mesmo]
- 6 caixas de absorventes de seio [Usei mais na gravidez, e nas 2 primeiras semanas em casa,apenas uma caixa com 30 Unidades,depois disso o corpo produz apenas a quantidade necessária de leite,e a não ser que passe MUITO do horário da mamada meu seio não vaza]
- 1 jogo de escova e pente [Ganhei 2 e uso os dois,a Laura é bem cabeluda então é bem necessário]
- 2 caixas de hastes flexíveis [Comprei uma caixa com 300 e ainda tem alguns]
- 3 fitas adesivas [Não usei,nem sei pra que serve]
- 1 óleo para bebê [Ganhei e usei quando ela começou a descascar,colocava 3 gotinhas na água e ajudava a hidratar a pele,depois disso não usei mais]
- 1 lavanda ou colônia para bebê [Ganhei dois Kits da Natura mamãe e bebe,e  uso bastante,adoro esse cheirinho,mas só comecei a passar nela com 2 meses]
- 1 xampu neutro para bebê [Como a Laura nasceu cabeluda eu usei xampu desde o primeiro dia,senão o cabelinho ficava com aspecto oleoso]
- 3 sabonetes neutros para bebês [Observe bem se ele não irrita os olhos,eu sempre compro da Johnson e Johnson da cabeça aos pés,o cheirinho é muito bom]
- 2 pomadas anti assaduras [Eu uso 3 ou 4 todas de uma vez,por que eu nunca acho quando preciso,e gosto de testar varias também]
- 4 pacotes de algodão[Não usei,fui direto para os lenços umedecidos da Johnson e Johnson recém nascido]
- 4 caixas de lenços umedecidos [Uso o Johnson e Johnson recém nascido ou o Huggies da embalagem verde]
- 1 esterilizador de mamadeiras e 1 aquecedor de mamadeira [O bebe não usa mamadeira nos primeiros 6 meses de vida se for feito o aleitamento materno exclusivo]
- 2 protetores para carrinho [Não tenho,uso uma fralda,ou cobertorzinho mesmo]
- 1 cadeira para auto [OBRIGATÓRIA]
- 1 prato térmico [Desnecessário antes dos 6 meses]
- 2 chupetas RN [Decida antes se vai chupetar seu bebe,se sim..compre apenas uma,e veja se o bebe aceita]
- 6 mamadeiras  [O bebe não usa mamadeira nos primeiros 6 meses de vida se for feito o aleitamento materno exclusivo]
- 1 escova de lavar mamadeiras  [O bebe não usa mamadeira nos primeiros 6 meses de vida se for feito o aleitamento materno exclusivo]
- 1 bolsa de água quente [Não tenho,mas senti falta nas noites de cólica]
- 1 vaporizador [Não tenho]
- 1 pinico [Gente o bebe usa fralda!!Deixa pra comprar isso quando ele começar a sair dela]
- 1 prato térmico [De novo?!]
- 1 jogo de talheres apropriados para bebês [Desnecessário antes dos 6 meses]
- 6 macacões para recém nascido [Eu só comprei 3 peças recém nascido e ela perdeu em  1 semana,acho que P é mais indicado,caso você queira comprar alguma TAM RN espere até o fim da gestação e veja e seu bebe vai ou não ser um bebe grande]
- 6 bodies (ou pagãos) com calças tipo culote ou mijãozinho
  para recém nascido [Acho bem mais pratico bodie do que conjunto pagão,mas eu acrescentaria mais uns 7 aí nesse calculo,bebes se sujam muito]
- 3 casaquinhos [Veja se seu bebe vai nascer no frio ou no calor,se for no calor,compre um de tamanho grande para aqueles dias de tempo surpresa]
- 1 conjunto da roupa para sair da maternidade [Não comprei e não me arrependo,estavam muito caras então eu simplesmente escolhi uma roupinha e ela saiu com essa mesmo,não tive visitas no dia que saí da maternidade,somente no dia seguinte]
- 4 mantas ou xales [Depende da época que o bebe nasce,mas tenha sempre 2 em mãos,afinal o tempo anda muito esquisito]
- 6 pares de meias RN (recém nascido) [Eu comprei 9 e perdi quase todas,não sei por que mas elas simplesmente somem!]
- 3 a 6 pacotes de fraldas RN/P. (Uma dica aqui é também
  levar fraldas de algodão, pois as fraldas descartáveis podem
  irritar a pele do bebê) [A Laura nasceu com 2.855kg então ela usou bastante fralda RN,mas só comprei em casa,por que a maternidade pedia um pacote de fralda P,não levei fralda de pano]
- 3 pares de sapatinhos de malha ou plush, caso o macacão
  não tenha pé [Eu prefiro os sapatinhos que parecem meias da Puket]
- 3 pares de luvas de malha (mesmo no verão, para o bebê
  não se arranhar) [Não comprei,la na maternidade já cortei a unha dela,no lugar das luvinhas levei os bodies com aquele sistema que cobre a mãozinha sabe?se n]ao conhece olha aqui]
- 6 fraldas ou paninhos de boca e para amamentar [Uso fraldas de pano]
- 2 fraldas para amamentar[Uso as mesmas fraldas de pano]
- 2 regurgitadores [De novo as fraldas de pano multiuso]
- 1 touca de malha ou trico [Não comprei,não acho bonito touca em bebe e ela nasceu no calor ]
lacinhos de cabelo (se souber que é menina) [Sou viciada HA HA]
creme para assaduras e/ou outro produto que o médico indique [Muito necessário]
- 1 enfeite da porta [Não comprei,mas vai de cada uma]
lembrancinhas [Não dei lembrancinhas na maternidade]
álbum de recordações[E útil,mas pode ser comprado a qualquer momento]
- 6 bodies tamanho P [Embora o bebe perca muito rápido as roupas eu recomendo comprar uns 10,por que os bebes tem o dom de se sujar MUITO]
- 6 calças tamanho P de malha [Mesma quantidade para acompanhar os bodies]
- 6 macacões tamanho P [Eu comprei,mas ela não chegou a usar duas vezes por que com o calor que estava em SP,ela ficava só de bodie ou só de fraldinha mesmo.]
- 3 toucas de malha ou plush [Não comprei e não senti a menor falta]
- 6 pares de meias tamanho P [Recomendo uns 10,ainda mais se seu bebe tiver o dom de sumir com as meias]
4 pijaminhas (entre RN e P) [Não comprei,a Laura dorme com um bodie mesmo]
2 mantas de malha [Necessário,eu uso pra forrar algum lugar onde ela vai deitar,e para cobri-la em dias mais quentes]

Esses produtos eram os "essenciais",para os 3 primeiros meses do bebe.

Logo depois de pegar essa lista eu resolvi começar a pesquisar os locais que tivessem roupinhas mas em conta,algumas que visitei realmente estava tudo bem em conta,já em outras eu acabei saindo de mãos abanando por que estava com preço de shopping.
Fiz uma lista de todas as lojas que eu comprei e ainda compro,espero que ajude vocês.

Brás.

Rita Baby - Uma das melhores lojas que fui,tem bastante coisa,e bem em conta,também é uma das mais cheias,e você tem que dar uma procurada por que também tem muita coisa de má qualidade,encontrei produtos muito bons,e boa parte das roupinhas comprei lá. [ Rua Maria Marcolina, 175 - Brás, São Paulo]

Bebe do Brás - Essa eu fui na filial do Brás,de Osasco,e de Santo Amaro,fui nas três encontrei muita coisa bacana,com preços muito bons também, na minha opinião a do Brás deixou a desejar,mas pode ter sido o dia que fui,dizem que lá o melhor dia pra ir é na sexta já que as coisas novas chegam todas as quintas.


Castelinho do bebe - Ótima loja,preços bons,atendimento deixou muito a desejar. [Rua Antônio Agú, 938 Osasco]


Faixa de preços: Bodie R$ 6,00 a 15,00 - Mijão R$ 3,00 a 7,00 - Macacão - R$ 10,00 a 50,00 


Locais de compras.



Osasco - Em Osasco nessa rua Antônio Agú,vocês podem encontrar muitas lojas de bebes,bem bacanas como a rua não é tão grande dá pra pesquisar MUITO sem ficar tão cansada,e o melhor é que é a rua de frente pra estação Osasco da CPTM,logo quem não for de carro tem essa facilidade,lá na mesma rua,também tem o Shopping Plaza,onde os preços são mais salgados mas vale a pena conferir,pra quem vai de carro tem vários estacionamentos próximos.

Santo Amaro - Aqui já diferente pra você localizar as lojas dedicadas a esse ramo já que todas estão espalhadas pelo bairro,não sei exatamente o endereço mais na Praça Floriano Peixoto tem umas 3 lojas,lembro de ter andado muito por lá fazendo pesquisas e comprando alguns itens também,outra você contra na Avenida Adolfo Pinheiro,próximo a Marisa,não sei o nome das lojas,mas sempre passo em frente e vejo muita 
promoção.

Shopping - No inicio quando eu começava a olhar as lojas de shopping eu sempre achava caríssimos os produtos,ainda acho,mas vale dar uma conferida sempre nas seções infantis de algumas lojas,fica aí a dica.

Internet. 

Tem muitas lojas com muitos descontos na internet,mas não espere comprar todo o enxoval com desconto numa mesma loja,isso exige muita pesquisa,vou deixar algumas listadas aqui onde eu já comprei e gostei.

Baby.com.br - Já fiz algumas compras nesse site,tem muita variedade é um dos pontos mais positivos,com questão de preço tem que garimpar um pouco,e ficar de olho por que sempre tem promoção.


764KIDS - Esse é um dos meus favoritos,sem igual por que além de muitos produtos de qualidade tem um valores bem acessíveis mesmo.


Tricae - A Tricae é a mesma pegada do Baby.com.br tem muita variedade com preços médios,conjuntinhos bem bacanas e de malha boa.


Dinda - O Dinda é o meu preferido,por que nele juntam varias promoções diferentes,ele é 

parecido com esses sites de compra coletiva,só que na verdade são promoções que tem
prazos,de 24hras,3 dias e após esse período essas promoções acabam e entram novas,é 
muito bom por que eu já comprei kits com 4 ou 5 bodies pelo preço de 1.





1 - Conjunto Sarja Verde Up Baby (R$ 69,90 - Baby.com.br)

2 - Conjunto kids de 3 pçs cinza mescla e azul marinho (R$ 39,90 Dinda)
3 -Conjunto Bebê Menina Libélula Vermelho - Brandili (R$32,20 764KIDS)
4 - Macacão em moletom azul e preto Emporio Baby (25,90 Dinda)
5 - Vestido baby rosa Barbara Kids (R$74,90 Dinda)
6 - Tênis em couro marrom (R$39,95 Dinda)
7 -Vestido Birds Amarelo Kyly (R$29,90 Tricae)
8 - Camiseta Meia Malha Marinho Up Baby (R$ 19,90 Baby.com.br)

Shopping e Outros.


Hering Kids - A favorita em qualquer shopping,sempre é possível encontrar vestidos,e conjuntinhos em valores muito baratos,até mais do que as lojas físicas que eu indiquei aí em cima.


C&A - Tem muito vestido e conjuntinho legal na seção de babys na C&A,pena que os preços são salgados,mas eu sempre caio em tentação por alguma coisa de lá.


Renner - A Renner esta com uma nova marca (não sei quando começou mas só agora percebi) de roupas infantis,a Teddy Boom,tem roupas lindas e de bom material,com preço salgado mas vale a pena.


Carrefour -  Como assim você compra roupa no super mercado?!sim eu compro e tem ótimas peças,há alguns dias comprei uma blusinha linda de verão,e preço estava ótimo.


Extra - Vale o comentário anterior,sempre que vou as compras eu trago alguma coisinha a ultima aquisição foi um kit com 3 bodies,já usei e lavei diversas vezes e não desgastou,não criou bolinha,e não ficou largo.



Ambos foram comprados na C&A o da esquerda custou 19,90 o da direita 39,90
eles são de ótima qualidade e vem um tapa fralda acompanhando.


Esse da esquerda comprei no Extra (29,90 kit com 3 bodies)
e o da Direita na Hering (39,90 Acompanha tapa fralda)

*Uma coisa que eu sempre faço é pegar modelos de roupas que sejam maiores,ou comprar tamanho maiores,a laura detesta roupa apertada,então se é vestidinho,macacão,bodie,ela sempre usa um tamanho maior,claro que dependendo da roupinha tem que ser o tamanho dela pra não ficar parecendo um saco de batatas.


Outra dica que dou é para vocês irem comprando aos poucos,se puderem começar assim antes de saber o sexo é até melhor por que vocês terão mais tempo para se organizar,caso contrario,assim que souberem do sexo já comecem a comprar algumas peças.
Hoje em dia sempre que saio volto com algo pra ela,seja meia,bodie,macacão,enfim acho que dessa forma eu acabo gastando menos do que se comprasse tudo de uma vez,por que estou de olho nas promoções.

Lembrando que eu não recebi nada para comentar dessas lojas,os elogios e criticas são pessoais,após experiências de compras nas devidas lojas.

Ah mais uma coisa,essa foi apenas a minha experiência.

Desculpem o tamanho do post,mas são muitos pontos a serem comentados.


*Os preços inclusos nesse post são do dia 22/02/2014 e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio ou responsabilidade do blog "Ser Mãe da Laura"


Beijos ♥

2 comentários:

  1. Nossa eu amei as dicas, sou mãe de primeira viagem e não faço ideia do que comprar, muito obrigada pelo seu relato, eu amei 😍

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas! Estou na minha terceira gestação, mas nas outras meus filhos nasceram no inverno e eu estava meio perdida porque a Clara nascerá no verão. Ler seus comentários do q realmente usou, foi muito útil!

    ResponderExcluir

Respeito nos comentários por favor ;*

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota