O milagre da amamentação



Oi pessoal,tudo bem?

Hoje resolvi falar sobre amamentação,quantas duvidas em uma só palavra né?
Quando eu estava gravida,todos me davam mil e um conselhos de como deixar o mamilo mais forte para a tal amamentação,"Tome sol nos mamilos", "esfregue bucha vegetal", "faz massagem todo dia", "pede pro pai do bebe já ir sugando o leite".
No inicio como eu não sabia exatamente oque estava por vir então apenas dava uma esfregadinha com uma bucha vegetal durante o banho diário e achava que seria o suficiente,mas não foi, acredito que não existe um método que seja realmente eficaz para evitar a dor da amamentação,afinal o bebe suga 8 vezes por dia,durante cerca de 30 minutos,nos primeiros dias de vida.

Bico de silicone Kuka preço médio R$19,90

Eis que minha pequena nasceu e já no hospital eu comecei a sofrer,ela não conseguia pegar o mamilo como as enfermeiras diziam que deveria ser,e doía MUITO,o que me ajudou a não só "fazer o bico" como a aguentar a dor foi um bico de silicone que ganhei em um kit da Kuka.

Acredito que se na época eu tivesse pesquisado mais a respeito,me informado e conversado com o meu obstetra eu não tivesse enfrentado tantos problemas,acho que nenhuma informação é demais.
A Laura sempre foi um bebê que mama muito,e nunca controlei o tempo da mamada ou os intervalos,na minha opinião,chorou é fome,se o bebê recusar o peito aí sim você começa a analisar outras possibilidades,e acho que o bebe sabe quando esta satisfeito,então eu tentar controlar quanto tempo ela mama,ou os intervalos só ia faze la sofrer de forma desnecessária né,já que nem sempre o intervalo de mamadas é de 3 horas,em dias mais quentes ela mama a cada duas horas.

Se você não sabe qual o tipo de mamilo você tem vale a pena dar uma olhada nessa lista e verificar qual o melhor método pra facilitar a sua amamentação,desde de bombinhas até conchas você tem muita opções de itens para se preparar para a amamentação,converse com seu médico,pesquise muito a respeito,entre em grupos de mamães no Facebook e troque muita informação.


 Normal ou protruso
Com bico proeminente, fica rígido quando estimulado. Se for muito largo, o bebê pode fazer a pega de maneira errada, sugando apenas o mamilo – o que pode causar fissuras,e rachaduras. Caso isso aconteça, vale dar de mamar em mais de uma posição, para evitar que a criança toque a fissura toda vez, ou ordenhar o leite e oferecê-lo em um copinho.
Plano
Não é nem “para fora” nem “para dentro”. Se for o seu tipo, use conchas preparatórias para formar o bico desde a gestação. Ou, antes de amamentar, “pince” a aréola com os dedos. As duas coisas vão ajudar a formar um mamilo. Atenção: se a mama estiver muito cheia, ela parece plana. Ordenhe um pouco o leite que o mamilo “aparece”.




Invertido ou pseudoinvertido
Também chamado de umbilicado, é voltado para dentro. O bico pode ser “extraído” aos poucos com as mesmas técnicas usadas no caso dos planos. É o que gera mais obstáculos para amamentar, já que o leite não sai com facilidade. O pseudoinvertido tem a mesma aparência. Mas ao ser estimulado, fica proeminente e, assim, o bebê mama sem problemas.



Pois bem,o meu mamilo era plano,então dava MUITO trabalho pra formar o bico para a Laura mamar,então eu resolvi lá na maternidade mesmo já começar a usar esse "bico de silicone",eu sempre usava a noite pois era o horário que ficava mais tempo sozinha com a Laura,durante o dia as enfermeiras diziam que o bebê recusaria o peito se eu usasse esse artefato,eu usei durante uns dois meses e aos poucos fui mudando para o bico do seio,hoje amamento normalmente,sem nenhum problema,e a Laura nunca recusou o seio,muito pelo contrario.
Com relação a dor eu logo as aviso,é horrível,pelo menos pra mim foi assim,eu as vezes serrava os dentes por que sabia que ela precisava se alimentar e eu não queria abrir não de amamentar,doeu,sangrou inclusive eu tive leite empedrado e mastite,mas mesmo assim eu continuei lutando pra conseguir alimentar a minha pequena.
Sempre achei que amamentação é um outro milagre além do nascimento,você está alimentando a sua cria do nada,sem usar nada alem do seu próprio corpo,isso é emocionante,e cada mamada pra mim é especial,ver o rostinho de felicidade da minha filha não tem preço.
Confiram alguns dos benefícios da amamentação tanto para o bebe como para a mamãe.
1. O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade; 

2. Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês; 

3. Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade, intolerância ao glúten; 

4. Contém uma molécula chamada PSTI é responsável para proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos; 

5. O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas; 

6. Previne a anemia; 

7. A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê; 

8. Amamentar por mais de 6 meses faz bem à saúde mental da infância à adolescência, segundo estudo coordenado pela Universidade do Oeste da Austrália. Segundo os pesquisadores, substâncias presentes no leite (como a leptina) ajudam a combater o estresse. O contato e o vínculo entre mãe e filho promovido pelo aleitamento também têm um efeito positivo no desenvolvimento psicológico da criança.

9. Quando o ômega 3 está presente no leite materno, o que varia de mulher para mulher de acordo com sua alimentação, ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida;

10. Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia; (durante a amamentação é normal sentir colicas já que o utero neste momento está se contraindo para voltar ao tamanho normal)

11. Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário; 

12. Estudo publicado na American Journal of Obstetrics revela que a amamentação reduz o risco de a mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes) após a gravidez, inclusive para aquela que teve diabetes gestacional;

13. A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia (mas dá uma fome...); 

14. É de graça, natural, prático, e não desperdiça recursos naturais

15. Está sempre pronto para ser transportado e ingerido (não precisa nem aquecer).
16. Pode ajudar seu filho a ter melhor desempenho nos estudos e aumentar a chance de ele frequentar uma faculdade, segundo uma pesquisa norte-americana. Eles analisaram o desempenho escolar de 126 irmãos de 59 famílias. O resultado sugeriu que aquele que recebeu um mês a mais de leite materno apresentou aumento de 0,019 pontos na média de pontuação no ensino médio e aumento de 0,014 na probabilidade de cursar o ensino superior.
17. Protege a mãe contra doenças cardiovasculares, segundo estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Para a pesquisa, foram analisadas 140 mil mulheres no período pós-menopausa, ou seja, com média de 63 anos, e o resultado mostrou que aquelas que amamentaram por mais de um ano tiveram 10% menos risco de sofrer com essas doenças, se comparado com aquelas que nunca amamentaram.

Outra dica pra vocês é,invistam em uma almofada de amamentação,elas custam em médio 30 reais,eu não comprei e me fez MUITA falta,acabei tendo que comprar depois.
Espero que eu tenha conseguido ajudar vocês,que já são mamães e tem alguma duvida e vocês gravidinhas que estão se preparando para esse momento lindo.

Beijos ♥

 Fonte
Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota