Separar mãe e bebê logo após o parto.

Oi pessoal,tudo bem?
Esta semana um vídeo de um parto está chamando muita atenção,nesse vídeo um bebê recém nascido de um parto cesárea,quando colocado ao lado da mãe se recusa a sair de perto de sua progenitora e agarra o rosto do mãe,veja:



Embora muitas pessoas vão achar o vídeo lindo, para mim é um alerta, uma pesquisa publicada no periódico Biological Psychiatry fornece novas evidências de que separar o bebê da mãe pode ser um motivo de stress desnecessário para a criança.
Os impactos psicológicos para o bebê causados pela separação eram, no entanto, desconhecidos. Os pesquisadores mediram, por uma hora, a variabilidade da frequência cardíaca em 16 bebês com dois dias de idade, durante o contato físico (pele a pele) com a mãe e no período em que eles estavam sozinhos no berço. A atividade neonatal autonômica (controla a vida vegetativa, como respiração e circulação sanguínea) era 176% maior e o sono tranquilo, 86% menor durante a separação. A pesquisa sugere que isso é algo que causa um importante stress fisiológico para o bebê.

Especialistas recomendam que a seguir ao parto, um recém-nascido saudável seja colocado pele-com-pele no abdômen ou peito da mãe, e ambos devem ser tapados com um lençol. Alguns investigadores chamaram a este contato pele-com-pele de “método canguru”. Ser colocado nu, em contato com a pele da sua mãe, é a melhor forma de o bebê se adaptar á vida extrauterina. A temperatura da mãe protege naturalmente o bebê do frio. Os recém-nascidos colocados em contacto pele-com-pele com a mãe, choram menos e mantêm-se mais quentes que os recém-nascidos colocados em berços. Também, bebés que estão frios, incluindo prematuros, retomam mais rapidamente a temperatura normal em contacto pele-com-pele com as mães.

Antigamente, os profissionais pensavam que os bebês estavam mais seguros nos berçários, porque haveria menos hipótese de estarem expostos a bactérias, agora sabe-se que o contacto pele-com-pele providência ao bebê a oportunidade de se expor ás bactérias normais existentes na pele da sua mãe, e diminui o risco dele ficar doente devido a bactérias prejudiciais.

Outro benefício do contacto pele-com-pele é uma maior facilidade na respiração, melhores níveis de açúcar no sangue, e uma progressão natural na amamentação. Muitos bebês colocados pele-com-pele com as suas mães, imediatamente após o parto, instintivamente procuram a mama e começam a mamar, normalmente logo na primeira hora a seguir ao parto essas mães tem que mostrado predispostas a continuar com a amamentação e menos disponíveis a dar leite artificial. No entanto, quando os bebês são separados das mães por 20 minutos ou mais depois do parto, não tem se mostrado receptivos a mamar na primeira hora a seguir ao parto.(A Laura nasceu ao 12:27 e somente fui vê-la novamente as 21:00)

Muitos investigadores que estudam o comportamento animal, acreditam que, tal como os animais, os bebês humanos que são separados das mães no momento do parto, choram significativamente mais para libertar o stress, pois esses precisam fisicamente de aquecimento, proteção, e ao serem colocados a mamar conseguem tudo isso nos braços das mães.

Rooming-In


Enquanto a mãe estiver com o bebê no hospital, num centro de nascimentos, ou em casa, o melhor para ela é estar junta com o filho o máximo possível. No hospital, o colocar a mãe e  filho sempre juntos chama-se rooming-in. Os peritos recomendam que esses permaneçam juntos durante a estadia no hospital e que sejam tratados como se fossem um “casal”.

Partilhar o quarto com o bebê faz com que a amamentação seja mais fácil para a mãe. Quando ambos estão juntos, ela aprende a reconhecer os primeiros pedidos de conforto e alimento, de forma a satisfazê-lo rapidamente. As mães que estão juntas com os seus bebês amamentam mais cedo e com maior frequência, comparativamente com mães que tiveram limitações no contacto com os filhos ou com aqueles bebês que estiveram num berçário durante a noite.

Amigos e família bem intencionados podem aconselhar a mulher a deixar o bebê a ficar no berçário durante a noite, para que ela consiga descansar melhor,todavia, alguns estudos descobriram que as mães cujos bebês são cuidados no berçário não conseguem dormir melhor que aquelas que dormem juntas com os bebês á noite. Uma mãe dorme mais tranquilamente sabendo que o seu bebê está com ela.(Para isso nem precisava de pesquisa né gente?!)

Faz todo o sentido que quanto mais tempo duas pessoas passarem juntas, mais cedo se conhecerão melhor. Mães que passam mais tempo com os seus bebês, incluindo durante a noite, têm melhores resultados em testes de medição do vínculo entre mãe e bebê.

Rooming-in é também o melhor para os bebês já que se estão juntos das suas mães, choram menos e dormem melhor, ganham mais peso por dia e têm menos tendência a ficarem doentes. Rooming-in tem outros benefícios a longo prazo, tanto para as mães como para os bebês. Estudos sugerem que as taxas de violência infantil, negligência e de separação, são inferiores nas mães que durante o período de pós-parto têm contacto frequente e prolongado com os seus recém-nascidos.

Então as gravidinhas vale conversar com o obstetra e fazer um plano de parto para que ele saiba que você quer que seu bebe seja colocado nos seus braços logo após o parto.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Should Neonates Sleep Alone?

Onde foi divulgada: revista Biological Psychiatry

Quem fez: Barak E. Morgan, Alan R. Horn e Nils J. Bergman

Instituição: Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul

Dados de amostragem: 16 bebês com dois dias de vida

Resultado: Apesar de recomendada pela Academia Americana de Pediatria, separar o recém-nascido da mãe pode trazer stress desnecessário ao bebê. A pesquisa mostrou que a separação tem impactos negativos nos bebês, como na duração do sono e na frequência cardíaca.

Espero que tenham gostado.

Beijos ♥

fontes Veja,Bio nascimento.

5 comentários:

  1. É faz toda a diferença o bebe ficar junto da mãe,adorei a materia mto bem pesquisada parabens

    ResponderExcluir
  2. não concordo,acho que o bb tem qe ser tirado da mae por um motivo qe sao cuidados medicos,e voce esta colocando caraminholas na cabeça das pessoas

    ResponderExcluir
  3. Adorei nto bom...e realmente qdo meu filho nasceubeu sofri mto.com essa distancia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil,todos acabam conhecendo o bebê antes de você.

      Excluir

Respeito nos comentários por favor ;*

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota